Nossa história-QRFree.org
Nossa história
Este projeto foi idealizado por dois adolescentes do Rio de Janeiro, Pedro (17) e Luisa (13), que perceberam uma oportunidade de ajudar, de forma simples e eficiente, as pessoas que diariamente encontravam nos sinais de trânsito vendendo doces, balas, amendoim, ou mesmo pedindo dinheiro, e que visivelmente estavam sendo prejudicados pelo desaparecimento do dinheiro vivo nas carteiras e bolsas das pessoas.
O surgimento do PIX e sua adoção universal criou a seguinte situação: frequentemente nos encontramos diante de um vendedor ambulante ou um pedinte no sinal de trânsito, e não temos mais aquele dinheirinho trocado no bolso ou no porta-copos do carro para ajudá-los. É frustrante para nós, e mais ainda para eles, que dependem deste dinheiro trocado para sobreviver! O sinal abre e vamos embora, não há tempo para anotar uma chave PIX, salvar o número de telefone, etc.
Como contornar isto? Tivemos a idéia de distribuir para esta população de rua cartazes para pendurar no pescoço com o QR Code de sua chave PIX, permitindo o fácil acesso ao seu meio de pagamento! Basta mirar a câmera do telefone celular, e se for preciso tirar uma foto!
O primeiro protótipo foi feito ainda em 2023 e conseguimos um resultado surpreendente! Várias transações (compras / doações) que seriam frustradas foram finalizadas pela agilidade do processo! Uma idéia simples, porém transformadora!
Em seguida, também ficou claro o risco que estas pessoas corriam, se movimentando entre os carros, e frequentemente tendo que se esquivar do trânsito selvagem e estressado quando o sinal abre. Então, o próximo passo foi agregar algo eficiente, barato e seguro, um colete de segurança reflexivo onde é aplicado o QR Code. Chegamos então ao QRFree versão 2.0! Mas não paramos por aí...
Outro aprimoramento foi a criação das páginas individualizadas, acessíveis a partir do QR Code pessoal. A chave PIX precisa ser lida pelo aplicativo do Banco do cliente, o que obrigava a pessoa a entrar no aplicativo do seu banco, navegar até a opção do PIX, e depois usar a camera para ler o QR Code. Além do tempo perdido, poderia gerar insegurança ao acessar seu aplicativo bancário com a janela do carro aberta no meio da rua. A alternativa de tirar a foto para fazer a transferência depois também trazia complicações, em alguns casos até a necessidade de usar mais de um aparelho celular.
Como resolver isto? Aproveitando a idéia de fazer um website do projeto, ao invés de codificar a chave PIX diretamente no QR Code, passamos a criar uma página web pessoal no nosso site, contendo a chave PIX da pessoa. Desta forma, ao capturar o QR Code, com um clique temos acesso à chave PIX para copiar e colar no app do banco, quando for conveniente. Além de permitir a inclusão de mais de uma chave PIX, também permite agregar uma qualtidade ilimitada de informações do interesse do nosso usuário, se assim ele desejar! Veja um exemplo. E caso haja qualquer mudança em suas chaves PIX, não é necessário gerar um novo QR Code, basta uma alteração nos dados da sua página web pessoal.
Ainda podemos fazer muito mais! Quer nos ajudar com nossos planos futuros?